Há mais de uma Década Promovendo um Xadrez Verdadeiro

Há mais de uma Década Promovendo um Xadrez Verdadeiro

Este blog está Oficialmente vinculado a Associação Afogadense de Xadrez

quarta-feira, 4 de julho de 2012

E ainda existem muitos árbitros desinformados usando o critério: "progressivo"

AI Pablyto Robert disse:


"Considerando os resultados colhidos desde a implementação do Comunicado CBX nº 02/2012, sobre desempates; considerando as diversas opiniões de jogadores, árbitros e organizadores; e, por fim, considerando a heterogeneidade dos torneios suíços realizados no Brasil, seja em número de rodadas, participantes, bem como consistência de rating; COMUNICAMOS que também fica ao alvedrio dos organizadores a escolha dos critérios a serem usados nas provas oficiais CBX, a partir do segundo critério, com a ressalva de que é expressamente proibido realizar sorteio de critérios. Referidos critérios devem ser divulgados antes do início do torneio. De igual forma, conforme decisão tomada no último Congresso da FIDE, fica também proibido o uso do critério "escore acumulado" ou "progressivo" (No SM - critérios FIDE 8 e 9). O primeiro critério, em torneios suíços, será sempre o confronto direto entre os jogadores da mesma pontuação, sempre que possível. 
Estaremos enviando por intermédio do Delegado FIDE documentação com a experiência dos torneios aqui realizados e a distorção ocorrida. Assim, ofereceremos ao Comitê feedback, relativamente à recomendação contida ao final do C06. 
Vitória/ES, 11 de abril de 2012. 




AI Pablyto Robert - Presidente da CBX e AI Antonio Bento VPT da CBX"


Arquivo Xadrez Afogados e CBX:

Pablyto...Nosso Presidente da CBX...
Bento é o árbitro!!...aih entende do Assunto mano...

Comunicado CBX nº 02/2012 - Orientação sobre critérios de desempate
09/01/2012 - 07:09h

No Congresso realizado em Krakowia/POL em outubro de 2011, a Diretoria da FIDE editou novas regras sobre escolha de critérios de desempate - conforme sugestão da Comissão de Regras - a serem aplicados em competições válidas para rating e títulos FIDE.


Em consonância com a nova orientação, deverão ser aplicados nos torneios CBX realizados a partir do corrente ano os seguintes critérios de desempate:



Competições Individuais sob o sistema Round Robin
1º critério - Confronto Direto (código 11)
2º critério - Maior nº de vitórias (código 12)
3º critério - Sonneborn-Berger (código 52)
4º critério - Maior nº de partidas com peças pretas (código 53)
5º critério - Sistema Koya (código 45)

Competições Individuais sob o Sistema Suíço
1º critério - Confronto Direto (código 11)
2º critério - Maior nº de vitórias (código 12)
3º critério - Maior nº de partidas com peças pretas (código 53)
4º critério - Buchholz com corte do pior resultado (código 37)
5º critério - Buchholz sem corte (código 37)

OBS: partidas não efetivamente jogadas serão computadas como uma partida contra um oponente virtual, devendo ser selecionada a opção correspondente no software de emparceiramento Swiss Manager.

Vitória/ES, 9 de janeiro de 2012.

AI Pablyto Robert - Presidente da CBX e AI Antonio BentoVPT da CBX

4 comentários:

amorim disse...

Caro Kaloka, informo que não existem árbitros desinformados, e sim árbitros que seguem a risca o regulamento, pois como a FPEX - na pessoa de Asfora - e a Secretaria de Esportes de Pernambuco, não mudaram o regulamento, faz-se necessário e obrigatório seguir o regulamento do torneio, que indica no seu artigo 11, inciso 11.4 o critério Progessivo e 11.5 Progressivo corrigido.
Agora lhe pergunto, qual sua qualificação como árbitro de xadrez perante a CBX? Quantos torneios oficiais já arbitrou? quantas delegações já chefiou?
A resposta sem ter muita pretenção de acertar, nós já sabemos que começa com zero e termina com zero.
Ou seja, em matéria de arbitragem voce não poderá tá opnando.
Outra coisa, procure obter informações mais detalhadas sobre os acontecimentos antes de postar no seu blog, pois informações erradas pode gerar processos. Veja que quando fui solicitado sobre as divergências entre vocês de Afogados fique neutro e não nterferir por não saber a versão verdadeira e não conhecer os fatos da pendenga de vocês.
O Fato de ter acontecido um erro, não quer dizer que o árbitro ou organização cometem sempre e por isso não devem ser crucificados por isso. Os erros quando e são reparados tornam-se nulos, agora quando não são reparados (como já aconteceu várias vezes em Petrolina, por organizadores sem índole enxadristíca) ficam propícios a serem crucificados.

Kalloka chess and Xadrez Afogados disse...

Entendi, eu só "copiei e colei" as informações do blog do senhor Emídio, dizendo que ele estava desabafando o que estava sentindo, infelizmente nem sabia que o árbitro era o senhor.

E o sobre essa questão de árbitro desinformado, eu percebo que infelizmente existem diversos árbitros seguindo á risca regulamentos de torneios do jeito que o organizador quer, e esses mesmos árbitros nem se impõe sugerindo o regulamento da FIDE(nossa mãe, força maior), e se impõe ou sugere e não são ouvidos...mesmo assim aceitam fazer como o organizador quer, é aceitar a desinformação, "EU MESMO DISSE E DIGO A MUITOS...AMIGÃO PROCURE OUTRO ÁRBITRO, POIS SE NÃO FOR PARA FAZER CORRETO, ESTOU FORA", pois Pablyto disse que não queria que fizesse o uso do sistema progressivo, mas cada árbitro está aí para analisar e tomar as decisões.

Sobre a questão de "lados", como eu disse antes nem sabia que era o senhor, o arbitro da questão, logo estou na neutralidade,"pois existem diversas equações aleatórias vitais que só vocês sabem resolver".

"E a minha grande intenção da postagem era e é divulgar que ainda existem muita gente usando o Critério Progressivo, independente de qualquer motivo ou situação que está usando-o"

Atenciosamente
Carlos Kalloka

Kalloka chess and Xadrez Afogados disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kalloka chess and Xadrez Afogados disse...

Sim,retificando,"copiei e colei" já do blog-site: www.xadrezbrasileiro.com , que acredito que por sinal já vem de outro blog.