Há mais de uma Década Promovendo um Xadrez Verdadeiro

Há mais de uma Década Promovendo um Xadrez Verdadeiro

Este blog está Oficialmente vinculado a Associação Afogadense de Xadrez

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Plante as sementes do Xadrez...e na aleatoriedade...vai surgindo mundos...(Texto by Kalloka)



Sim aos clubes, sim às federações e sim às Associações...

Devemos sempre fazer um xadrez baseado na União, "é muito fácil de rasgar um folha de papel...mas rasgar 100 folha ou uma resma já não é tão fácil"...fico muito feliz por ver o xadrez Brasileiro crescendo...nos grandes centros e nos pequenos "centros" que não são mais tão pequenos...pois uma boa premiação e uma fidelização anterior conduz o torneio ao sucesso...

.União e Xadrez...essas são as palavras...

Devemos pensar em Xadrez Social

Devemos pensar em um Xadrez Educacional

Devemos Pensar em um Xadrez Profissional

Devemos Pensar em um Xadrez Lazer

O Xadrez abre o leque...você tem as opções

Sempre que alguém criar um forma de um grupo enxadrístico que a finalidade seja desenvolver o bom xadrez, socializando, fazendo torneios...apoie o determinado grupo...pois qualquer enxadrista que faça um xadrez limpo e crescente...então você é meu parceiro.

By Carlos Lima(Kalloka)

Fundador da: Associação Afogadense de Xadrez(desde 1997)

O Que diz a Ciência sobre o Jogo às Cegas -



"Foto Ilustrativa de Topalov jogando às Cegas"
Document Transcript

"O que diz a Ciência sobre o jogo às cegas? O psicólogo francês Alfred Binet tornou-se mundialmente famoso por ter criado os testes de inteligência que posteriormente deram origem aos testes de QI. Em fevereiro de 1891, depois de assistir a uma exibição de simultâneas às cegas, realizada em Paris _ mais precisamente no Café de La Régénce _, Binet ficou tão impressionado que decidiu realizar um estudo minucioso a esse respeito. Depois de cerca de dois anos e meio de trabalho, em junho de 1893, Binet publicou um artigo em que resumia suas impressões sobre o jogo às cegas. Ao longo desses 28 meses, Binet entrevistou dezenas de grandes jogadores, como o aspirante ao título mundial Siegbert Tarrasch e o ex-recordista mundial de simultâneas às cegas Joseph Henry Blackburne. Muitos desses enxadristas chegaram a prestar extensos depoimentos no laboratório de Sorbone, em que descreveram pormenorizadamente o processo de visualização, de memorização, de cálculo etc. Isso permitiu a Binet reunir um vasto material sobre o assunto, a partir do qual pode compreender muitos aspectos sobre a mente do jogador às cegas em particular e a mente humana de modo geral. Entre outras coisas, Binet constatou que praticamente todo jogador de primeira categoria consegue jogar uma ou mais partidas às cegas (a exceção mais curiosa parece ser o caso do ex- campeão mundial Dr. Max Euwe, que se dizia incapaz de jogar uma partida às cegas). Verificou-se também que a força de jogo não é necessariamente proporcional à capacidade de jogar um grande número de partidas às cegas. Por outro lado, em se tratando da força de jogo tático e combinativo, a correlação parece ser muito boa: quanto maior o número de partidas às cegas que um jogador é capaz de conduzir simultaneamente, tanto maior é sua força no jogo de combinação. Binet, Taine e outros pesquisadores do assunto, chegaram à conclusão de que para jogar às cegas _ sobretudo para jogar um número elevado de simultâneas às cegas _, era imprescindível possuir uma excelente memória, muita imaginação, um profundo conhecimento de Xadrez, boa concentração e uma prodigiosa capacidade de abstração. Além disso, o vigor físico e diversas outras faculdades mentais são de grande importância. Sobre o vigor físico, se faz notar sua necessidade principalmente nas simultâneas às cegas de grandes proporções _ contra 6 ou mais oponentes _, em que o simultanista permanece 5, 6 ou até 20 horas seguidas numa posição quase fixa, muitas vezes com a musculatura tensa.
Alfred Binet(inventor do teste Q.I)

Em seu artigo, Binet expressa muito bem que durante uma simultânea às cegas não basta memorizar todos os lances de todas as partidas, o que não exigiria muito mais do que memorizar um número com 800 ou 1000 algarismos. Para jogar uma simultânea às cegas é necessário memorizar cada um dos diagramas que se sucedem no decorrer das partidas, pois a avaliação e o cálculo não são possíveis tomando-se por base unicamente a notação dos lances; é preciso “enxergar” os diagramas, com o tabuleiro e todas as peças (não necessariamente num quadriculado, mas é preciso saber todos os pormenores sobre como as peças estão interagindo). Isso corresponderia a memorizar um número com 10.000 ou 15.000 algarismos. É importante ter em mente que essa estimativa está considerando apenas os lances efetivamente executados, sem levar em conta as variantes e sub-variantes que afloram e desaparecem na mente do simultanista durante as partidas, muitas das quais permanecem na memória até algumas semanas depois de concluída a exibição, mas não aparecem concretamente e por isso quase poderiam deixar de serem computadas nesse cálculo. Sob esse ponto de vista, pode-se dizer que jogar uma simultânea às cegas contra 8 ou 10 oponentes equivale a memorizar um número com cerca de 1.000.000 ou 2.000.000 algarismos. Mas essa não é uma comparação fiel, já que os números aleatórios são mais difíceis de serem retidos na memória do que os lances e diagramas de Xadrez. Uma analogia mais próxima seria o equivalente a aprender idiomas. Uma simultânea às cegas como a de Najdorf, jogada em 1947, foi equivalente a aprender três idiomas inteiros e fluentes em um só dia! Isso proporciona uma idéia mais próxima do real grau de dificuldade, pois aprender idiomas, do mesmo modo que jogar às cegas, é mais fácil que memorizar números aleatórios. Convém esclarecer que jogar às cegas e aprender idiomas envolvem habilidades distintas, portanto se uma pessoa aprende um idioma em um dia, não significa que será capaz de jogar 15 simultâneas às cegas, do mesmo modo que uma pessoa que joga 15 simultâneas às cegas não será necessariamente capaz de aprender um idioma em um dia. Aprender três idiomas num dia ou jogar 45 simultâneas às cegas é mais fácil que memorizar 12.000.000 de algarismos aleatórios, mesmo assim, é indiscutível que essas três realizações constituem proezas extraordinárias e situam-se no limiar da capacidade humana. Prova disso é que já se considera extraordinário jogar uma partida às cegas, aprender um idioma fluente em um mês ou memorizar um número de 1.000 algarismos aleatórios, e apenas três pessoas na história da humanidade.
Você conhece Najdorf? nas cegas...


(Miguel Najdorf, George Koltanowski e Janos Flesh) foram capazes de jogar 45 ou mais simultâneas às cegas, somente uma pessoa teve a capacidade de aprender um idioma em um dia (William James Sidis) e somente uma pessoa foi capaz de memorizar mais de 40.000 algarismos aleatórios (Hiroyuki Goto). voltar ao índice O que dizem os grandes intelectuais sobre o jogo às cegas? Na Europa do século XVIII, período em que se começava a fomentar as idéias que culminariam com a Revolução Francesa, viveu um dos maiores gênios de todos os tempos: François André Danican Philidor. Philidor nasceu em 7 de setembro de 1726, em Dreux, na França. Foi um menino prodígio que se destacou na Música e no Xadrez. Quando adulto, tornou-se um dos maiores compositores da França e o maior jogador de Xadrez do século XVIII. Na música foi elogiado por Mozart e outras autoridades de grande envergadura. No Xadrez era ele próprio a maior autoridade do mundo. Philidor foi a primeira pessoa a jogar uma simultânea de Xadrez às cegas perante um público consideravelmente numeroso, sob condições controladas e cujos resultados foram devidamente registrados. Sua primeira apresentação aconteceu em 1746, no Old Slaughter’s Coffee, em Londres. Desde então, até o fim de sua vida, fez exibições por toda a Europa, mantendo o pleno vigor de suas faculdades mentais até os 69 anos de idade. Entre os que assistiam às suas simultâneas ‘sans voir’, havia renomadas personalidades das ciências e das artes, inclusive grandes celebridades históricas, como Voltaire, Robespierre, Rousseau, Diderot, D’Alembert, Conde Brühl e vários outros membros da nobreza, vários estadistas, cientistas e artistas (possivelmente Franklin e Napoleão, que eram freqüentadores do Café de La Régénce, também assistiram e participaram de simultâneas às cegas com Philidor). As proezas de Philidor causaram tão grande impressão aos eruditos europeus, que chegaram ser incluídas na famosa Encyclopédie de Diderot e D’Alembert, no verbete relativo ao Xadrez, onde o jogo às cegas foi considerado “Uma das mais fenomenais manifestações da mente humana.”
Você conhece Philidor...nas cegas...

Philidor também foi citado em jornais de toda a Europa. O periódico inglês World (de 28 de maio de 1783), depois de relatar uma de suas apresentações às cegas, finalizou com os seguintes dizeres: “O ato de Philidor deverá manter-se para sempre nos compêndios históricos, como um dos melhores exemplos de até que ponto pode chegar a mente humana.” Um cronista que presenciou uma das simultâneas de Philidor, não conteve sua admiração e declarou que assistira a algo que bem podia ser qualificado como “um milagre”. E prosseguiu afirmando que tal proeza situava-se no limiar da capacidade humana, e que seria “impossível” a um ser humano jogar muito mais que 2 simultâneas às cegas. Nota: é importante esclarecer que passados cerca de 100 anos desde a primeira apresentação de Philidor, o mestreo Ludwig- Louis Paulsen encarregou-se de refutar o gentil comentário desse jornalista, tornando-se assim o primeiro simultanista às cegas de grandes proporções. A partir de 1854, em diversas cidades dos EUA, Paulsen enfrentou entre 4 e 15 oponentes. Tendo em conta o espanto causado por Philidor, por ter jogado às cegas contra 2 oponentes, parece-nos justo admitir que a realização de Paulsen é algo verdadeiramente fenomenal, mesmo para os padrões atuais, porque depois das mortes de Janos Flesch (1983), Miguel Najdorf (1997) e Jens Enedvolsen (1980), possivelmente há apenas três pessoas vivas que já jogaram mais de 15 simultâneas às cegas. São o mestre dinamarquês Jacob Oest Hasen, que em 1985 jogou às cegas contra 25 tabuleiros, e os mestres canadenses Hans Rudolf Jung e Leo Williams, que jogaram respectivamente contra 26 e 27 tabuleiros em 1993 e 1986. Portanto o evento a ser realizado no final desse ano não será apenas um recorde brasileiro, mas também o maior evento dessa natureza realizado no mundo nos últimos 9 anos. "

"E você, já jogou uma partida às cegas, já treinou deste método, acha que pode enlouquecer fazendo isso?...é novo e vai tentar...comente..."by kalloka